A produção
literária de Bultmann é vasta, ele trabalhou temas que vão desde a crítica das
fontes, crítica literária, filologia clássica, exegesse técnica, estudos
gnósticos, filosofia existencial e hermenêutica. Para Battista Mondin, “todos
os escritos de Bultmann são altamente significativos e levam a marca de um
estudioso consciencioso, atento, agudo, profundo em geral, dotado de uma
bagagem crítica e filosófica em comum” (MONDIN, 2003, p. 178).
As
principais obras de Bultmann:
1910 – O estilo da pregação paulina e a diatribe
cínico-estóica. Tese de doutoramento em Marburg.
1912 – A exegese de Teodoro de Mopsuéstia. Tese
de habilitação à cátedra em Marburg.
1921 – A história da tradição sinótica. Obra de
grande erudição em que, lançando mão de um “radicalismo crítico”, ele
reconstrói a formação da tradição sinótica, a partir das tradições
pré-literárias nascidas no contexto vivo das primeiras comunidades cristãs, até
o trabalho redacional de fixação do texto.
1925 – O problema de uma exegese teológica do Novo
Testamento. Estudo do período dialético.
1926 – Jesus. Ao investigar o ensinamento do
Jesus terreno, Bultmann realçou que a proclamação de Jesus está centrada na
vinda do reino de Deus.
1928 – O significado da teologia dialética para a
ciência neotestamentária.
1933 – Crer e compreender (volume 1). Ensaios
publicados em diversos períodos entre os anos de 1924 e 1930.
1941 – O Evangelho de João. “Em seu vigoroso
comentário, ressalta a considerável rede de influência helenística, gnóstica e
‘mandéias’ a que o autor de tal evangelho foi submetido” (MONDIN, 2003, p.179).
1949 – O cristianismo primitivo no contexto das
religiões antigas. Esta obra aborda as relações do cristianismo primitivo
com o mundo do judaísmo, da filosofia grega e do helenismo, em que ele surgiu e
se expandiu.
1952 – Crer e compreender (volume 2). Contém
uma seleção de ensaios, de 1931 a 1951.
1953 – Teologia do Novo Testamento (1ª parte:
1948; 2ª parte: 1951; 3ª parte: 1952). Trata-se da principal obra de Bultmann.
1956 – Sermões em Marburg. Seleção de sermões
de Bultmann, proferidos entre 1936 e 1950.
1957 – História e escatologia. Nesta obra
Bultmann distingui história enquanto fatos acontecidos (Historie) e história enquanto percepção de eventos em sua
repercussão e efeitos, na situação dada e nas possibilidades da existência
humana (Geschichte).
1958 – Jesus Cristo e mitologia. Série de
conferências proferidas em 1951, nos Estados Unidos (Universidade de Yale e
Vanderbilt, entre outras).
1960 – Crer e compreender (volume 3). Contém
ensaios de 1952 a 1958. Trata-se de artigos relacionados com a hermenêutica.
1965 – Crer e compreender (volume 4). Contém
ensaios de 1961 a 1964. “Escritos no tempo da emergência da assim chamada ‘teologia
da morte de Deus’ que suscitou intenso debate no qual Bultmann contribuiu, de
maneira positiva e crítica, a partir de sua própria concepção teológica”
(BULTMANN, 2001, p. 17).
1967 – Exegética. As principais contribuições
exegéticas de Rudolf Bultmann.David Rubens