EXEMPLOS DE DEMITOLOGIZAÇÃO
Tenho explicado para o Fernando que, demitologizar não é eliminar a história mitológica do Novo Testamento (desmitologizar). Mas é um método de interpretação que reconhece a mitologia, mas rejeita a tentativa de atribuir significado ultima para ela.
CONSIDERE ALGUNS EXEMPLOS:
- Bultmann rejeita qualquer conta sobrenatural do pecado original de Adão e, em vez disso, localiza o pecado na recusa humana de aceitar o dom da existência autêntica.
- Para Bultmann viver a vida “segundo o Espírito”, não se refere a qualquer influência sobrenatural, mas descreve uma vida humana genuína.
- O julgamento de Deus que a Escritura se refere, não é um acontecimento cósmico que ainda está para acontecer, mas é o fato de que Jesus veio ao mundo e emitiu o apelo a fé.
- O significado de Jesus, não está em apaziguar um Deus irado, mas sim, no fato de nos libertar de nós mesmos, em Jesus encontramos a vida autêntica.
- Deus não se revela nos documentos da história, que são limitados por seu contexto histórico, Deus se revela na proclamação da Palavra, e em nenhum outro lugar.
Através da leitura sistemática das obras de Bultmann tenho aprendido à importância da demitologização para correta compreensão das Escrituras.
David Rubens